III Conferência Municipal de Assistência Social de Pouso Novo

14/08/2021

Na sexta-feira (13), aconteceu a III Conferência Municipal de Assistência Social de Pouso Novo. Durante a conferência foram levantadas inúmeras questões de necessidades para o município. O objetivo da conferência é mapear essas necessidades e envia-las para o Estado. Com o tema “Assistência Social: direito do povo e dever do Estado, com financiamento público para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social”, foram discutidos os 5 eixos, respectivamente: EIXO 1 - A proteção social não-contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos socioassistenciais no enfrentamento das desigualdades. EIXO 2 - Financiamento e orçamento como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidades dos entes federativos para a garantia dos direitos socioassistenciais. EIXO 3 - Controle social: o lugar da sociedade civil no SUAS e a importância da participação dos usuários. EIXO 4 - Gestão e acesso às seguranças socioassistenciais e a articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantias de direitos socioassistenciais e proteção social. EIXO 5 - Atuação do SUAS em Situações de Calamidade Pública e Emergências. O Prefeito Moacir Severgnini esteve presente na conferência e ressaltou em fala que, precisamos ter uma olhar detalhista para o âmbito da Assistência Social, sendo o serviço assistencial um direito de todos os que dele necessitarem. Frisou ainda que ajudar quem mais precisa é importante, porque um dos nossos objetivos administrativos e condicionar uma melhor qualidade de vida ao nossos munícipes.